Deus, um Delírio – Dawkins
Escrito por adv on 10 de setembro de 2007 – 10:45 -
Lembra do Richard Dawkins, autor de vários livros entre eles o best-seller, famoso e controvertido “O Gene Egoísta”? – Pois bem, ele está de volta com o livro “Deus, um delírio”. O Submarino deu a seguinte sinopse:
O biólogo Richard Dawkins usa seu conceito de memes (idéias que agem como os genes) e o darwinismo para propor explicações à tendência da humanidade de acreditar num ser superior. E desmonta um a um, com base na teoria das probabilidades, os argumentos que defendem a existência de Deus (ou Alá, ou qualquer tipo de ente sobrenatural), dedicando especial atenção ao design inteligente, tentativa criacionista de harmonizar ciência e religião. Em “Deus, um Delírio” o autor mostra como a religião alimenta a guerra, fomenta o fanatismo e doutrina as crianças.
Eu particularmente gosto do Dawkins, mas acho que ele tá virando autor pop. Poxa, ele não dá tempo pra Deus! Com isso acaba chovendo no molhado! Eu enquanto ateu, nem lembro que Deus ainda existe, sei lá, deixa o cara! Penso que é a constatação do óbvio dizer que os deuses alimentam as guerras, os estigmas e preconceitos, o fanatismo, as ideologias… e uma lista imensa de atrocidades divinamente legalizadas. Acho que deram muito crédito a teoria do “meme” e o Dawkins se empolgou…
Muitas pessoas que o criticam, dizem que ele não tem nada de original, – além do conceito de meme – apenas pegou a teoria de Darwin e trouxe à luz da modernidade. Acho que isso não serve para julgar um autor. Com o conhecimento historicamente acumulado, é difícil alguém pensar em algo original que seja sustentável. Esperar um novo Freud – considerado um dos autores originais mais recente e mesmo assim há controvérsias, pois conceitos de inconsciente, desejos, impulsos, etc., podem ser encontrados nas palavras de Schopenhauer – a cada livro é insustentável.
Mas… por outro lado, para quem não conhece Dawkins e nunca leu “O Gene Egoísta”, “O Relojoeiro Cego”, “Desvendando o Arco-íris”…, taí uma boa dica de leitura, pela sinopse, me parece ser a síntese do pensamendo dele. Se você já conhece o Dawkins, com certeza vai perceber um pouco de tédio: uma releitura das outras obras com novas palavras e exemplos. O que não deixa de ser válido, pois, se a cada quarteirão surge uma nova igreja, tentando inovar as crenças, trazendo novos deuses: o sol, a lua, os duendes, a natureza (Gaia), … independente da crença, todas com o objetivo de vender uma moradia no inimaginável, – um baú da felicidade feito por Deus e terceirizado pelos homens – que também sejam difundidas as atrocidades divinas mesmo que não sejam originais!
Leia também:
- Diferenças entre ateu e anticristo
- Comprovado: Religião é coisa de burro
- Loucos são os deuses…Alá e sua corja de covardes.
- Livro para ler antes de morrer
- Nietzsche, breve biografia e dica de leitura

setembro 10th, 2007 at 12:29
confesso que nunca li o Dawkins mas ouço falar sempre, dizem até que ele está entre as 3 mentes mais brilhantes da atualidade, encomendei esse livro hoje, até o fim da semana deve chegar, estou bem empolgado quanto à leitura desse livro
setembro 10th, 2007 at 21:34
Oi, eu particularmente adoro o Richard Dawkins, faço biologia e ele é considerado o nosso presente “pai nosso” hhahahahahaah, eu tb acho que esse livro deve ser a síntese dos outros e vai ser meio tedioso, mas com certeza vai acrescentar alguma coisa, para´bens pelo blog, os assuntos aqui são bem legais
bjs
setembro 17th, 2007 at 10:26
sou fã do Dawkins, mesmo sabendo que não deve vir nenhuma novidade nessa obra estou aguardando o meu chegar e louco para ler
outubro 28th, 2007 at 0:37
A credito no DEUS invisivel, mas real, n duvido da sua grandiosida, se vcs ñ acreditam por que criticam ou tercem comentarios desagradaves? tenho 1 ano e 6 meses de evangelica e posso afirma q ñ a nada melhor do que adorar esse DEUS tão maravilhoso, enquanto em mim tiver folego o louvarei de todo meu coração, ….*me responde algo…se eu por exemplo disse na tua cara que ñ acredito em vc, por que sois falso ou até mesmo coisas piores, vc ia querer chegar perto de mim? dulvido q sim! mesmo assim é DEUS ele só vai chegar perto d vc se vc quiser(pois assima do desejo que Ele tem de te salvar Ele é etico e ñ invade a privacidade d ninguem)…para de falar besteiras (perdoe-me pela expressão) e tira essa duvida do teu coração. Ele exite e suas misericordias se renovam a cada amanhecer se vc quiser sentir esse DEUS como hoje eu sinto e desfruta de tudo aquilo que ele tem a oferecer arrependa-se e deixa ele tomar o controle de tua vida e assim veras que essa tristeza e amargura que há em teu coração vai passar…tudo depende de vc…até mesmo sem te conhecer estarei orando para que DEUS venha fazer a obra em tua vida!!!
Tudo depende de você… fale assim para Ele “DEUS eu me arrependo de tudo que falei pensei e cometi contra ti. que aparti de hoe o SENHOR venha tomar conta de minha vida pois nesse momento eu a entrego em tuas mãos” fale de todo seu coração e rapidamente veras a diferença…DEUS te Abençõe e te guarde ti livrando de todo o mal no nome de JESUS CRISTO amém. um grande abraço.
outubro 28th, 2007 at 13:42
Ericka, da mesma forma que o seu Deus abomina quem não crê, da mesma forma como os seus pastores, padres, tutores, bispos ou seja lá que demônio for abomina e ataca todo e qualquer sujeito que não acredita na existÊncia de Deus, ataca a sexualidade e outras formas de relações de afeto que não seja com fim de criar uma nova vida, ataca as produções científicas sobretudo as técnicas do uso de células-troncos entre tantas outros disparates… eu e acredito que, também, as poucas vozes do ateísmo, enquanto correr sangue em nossas veias, jamais pouparemos toda prática de qualquer divindade que sobrevive através do charlatanismo e do apelo ao sobrenatural
novembro 5th, 2007 at 13:41
o livro deve ser tão bom como o orgulho de seu criador , vcs não acreditam em DEUS , e se são tão bons assim só quero que me respondam uma pergunta . Como estão vivos , religiões e seitas a parte , DEUS não pede pra nós deixarmos de pesquisar nem nos pede pra brigarmos ou criar guerras , se algum dos boçais anteriores tivessem lido o livro de DEUS antes de argumentar qqr bobagem sem tamanho como foi feita , teriam lido que DEUS não nos condena por nada e por isso ele nos deu livre arbitrio para que cada um faça o que quiser da vida , mas então , me respondam porque não criam suas proprias especies sem ajuda de outra já existente, e qual é o objetivo de suas vidas , DEUS sem vcs ainda vai ser DEUS , vcs crendo ou não e vcs sem DEUS o que serão ?
Alienação tanto de um religioso fanatico quanto de um Ateu de modinha , leva a alienação e mentes vazias , desafio qqr um !!!
novembro 11th, 2007 at 15:10
Deus, religião e o sentimento religioso em Freud…
Há muito tempo atrás, ele [o homem] formou uma concepção ideal de onipotência e onisciência que corporificou em seus deuses. A estes, atribuía tudo que parecia inatingível aos seus desejos ou lhe era proibido. Pode-se dizer, portanto, que esse…
janeiro 1st, 2008 at 11:24
Esse cara é um oportunista, fica manipulando as mentes das pessoas fracas com ideologias fundamentadas em teses, e assim poder vender seus livros por todo mundo, ele é um picareta disfarçado de estudioso. Vamos procurar fazer o que e certo,o que é bom para sermos reconhecido por deus, e nao procurar nas idéias de um mercenário que só pensa em vender livros para sustentar seus prazeres mudanos.
janeiro 1st, 2008 at 13:18
Vc está se referindo ao Edir Macedo? hueahueaueahueuae
fevereiro 13th, 2008 at 19:31
Cada um crê ou deixa de crer no que quizer.
Se Deus existe ou não não é importante, só não esqueçam de respeitar uns aos outros, se eu crer no Deus cristão, ou de qualquer outra religião tudo bem, só não sub julgue quem não crê, o problema é de cada um, não estamos neste mundo pra ficar criticando ninguém…
Outra, pq só esse Deus cristão é o certo??
Hein???
fevereiro 13th, 2008 at 19:41
Mu, eu sou ateu, acho que sua pergunta não se direciona ao autor do post certo? – De qualquer forma, crenças ou não, cada um que exerça seu direito de expressão, não há nada que impeça alguém ter uma opinião crítica frente às religiões.
fevereiro 28th, 2008 at 12:39
Eu não tinha nada a perder. Hoje dou graças a Deus por ter me transformado completamente, de ter tirado o vazio do meu coração, a ansia do meu ser por algo maior que tudo isso que posso ver ou tocar. Nada faz sentido sem Deus!
O que voce tem a perder? Como afirmar que algo não existe sem ter experimentado. Quem são os verdadeiros fanáticos? Quem acredita num Deus que salva somente pela Fé? Ou pessoas que passam a vida inteira tentando provar a não existencia Dele? Será que é loucura pensar que um ser muito maior criou toda complexidade que vemos no mundo hoje ou loucura é acreditar que tudo é por acaso?
Só algo sobrenatural para explicar a minha e a sua existencia.
A verdade é que como não ha nenhum outro jeito de explicar a vida além de Deus, foi proposta a teoria do vazio! visto a necessidade de criar uma teoria para se opor ao cristianismo…nada além disso…é a arrogancia do homem que o fez tentar provar que ele é dono de sua própria vida.
abril 11th, 2008 at 16:55
Dawkins é um louco que tenta se consolar a si mesmo dizendo que Deus não existe, portanto esquece que ele é o maoir crente em Deus, pois como combateria alguém que realmente acredita que não existe?
Essa teoria de ateísmo é uma farsa, visto que todos que dezem não acrditar em Deus é porque na verdade acredtam mais dos que dezem crer.
Fico estarrecido em ver como as pessoas gostam de se esnobar afirmando coisas que não tem lógica. Essa teoria de Dawkins e outros supostos ateus são na verdade para enganar as pessoas curiosas e vender livros.Dawkins dizer que Deus existe ou não para Deus não vai mudar nada pois Deus não precisa de Dawkins, mas ao contrário ele que precisa de Deus, pois querendo ou não esta desfrutando do Deus criou.
abril 20th, 2008 at 14:39
Já tentei acreditar em deus, mas não dá, realmente não dá.
Hoje estou naquela “será que existe um deus?”.
Simplesmente não creio por que eu nao vejo como isso é possível (já fui, católico, espírita, e conheço um pouco de cada religião, doutrina (budismo) e explicações científicas diversas para os mais improváveis fenômenos naturais), deve-se ser muito “desesperado” ou “desamparado” para tomar uma idéia de deus como verdadeira sem antes realmente buscar a “verdade”.
” Pena que algumas pessoas preferem acreditar em uma inverdade que consola do que buscar a verdade que liberta ”
” Alguns crêem no que querem (fé), outros, no que podem (razão).”
abril 20th, 2008 at 15:35
A outra realidade não tão feliz como a sua é que, a maioria sequer tentam desacreditar em Deus/deuses, a crueldade é que as religiões dominam os pensamentos de tal forma que já é um pecado pensar na possibilidade de expulsar o sagrado da própria vida.
junho 6th, 2008 at 13:29
O Ramiro mandou bem.
A verdade é que Deus é mais ou menos como o Papai Noel!
julho 2nd, 2008 at 10:29
Eu gostei muito do livro, mas como o autor do post coloca, para ateus, é uma constatação do óbvio.
Acho que o livro não é direcionado para ateus e sim para pessoas que estão em transição, como nosso amigo aí encima que disse que está na fase “Será que existe um deus?”.
E como assim ateus fanáticos? Pelo quê, pelos fatos?
Eu como o autor do post não dou a mínima para a crença, simplesmente a ignoro.
julho 28th, 2008 at 10:49
Se todos somos essa maravilhosa máquina biológica que criou Consciência de si próprio. Então será que o Universo inteiro não seria uma Super Consciência?
agosto 1st, 2008 at 15:53
Carlos, O Universo pode até ser uma Super Consciência, mas uma coisa vôcê pode ter certeza, esta super consciência não pede a ninguém para fundar uma religião em seu nome, para cobrar dízimos, manter uma infinita corja de sacerdotes para viver às custas da fé dos ingênuos e muito menos impõe normas ou livros sagrados malucas para serem seguidos e muito menos com casos malucos para mostrar a capacidade de poder dessa super consciência!
agosto 1st, 2008 at 23:50
Re.: Esdra (19)
Gostei do seu comentário, “o Universo pode até ser uma Super Consciência” para o Carlos caso ele queira; para o amigo do Carlos caso ele também compartilhe e ai por diante, lembrou-me a ironia do “Monstro do Espaguete Voador”… mas a coisa fica bem diferente quando fazem disso uma “Instituição de Saber”, entram em cena a “corja de sacerdotes”… e por ai vai.
agosto 5th, 2008 at 13:26
Re: Concordo plenamente com o Esdra e o adv. É mais um exemplo de como o ser Humano utiliza seus potenciais para o lado negativo “estamos sempre comendo o fruto proibido, sempre fazendo escolhas erradas e eternamente sendo expulsos do paraíso”
outubro 9th, 2008 at 7:33
É impressionante o que nós, geralmente, fazemos. Costumamos jogar a culpa sempre para os outros, o texto extraído diz, “religião alimenta a guerra”.
Ora, se é a religião, fica claro que não é Deus. o Problema é que nos extremos há o perigo, isso quer dizer que há pessoas sempre querendo se aproveitar da Religião para realizar seus prórpios intentos, mas será que só na religião? ou até mesmo em livros “polêmicos” para ganhar seu pão de cada dia.
Deus seria um delírio? O Filósofo Grego Aristóteles afirma que “existe uma causa primária que não é causada, mas que causa todas as coisas”, a qual todos aplicam o nome de Deus. Isto gera resposta para vários segmentos, tais como: Politeísmo, Materialismo, Panteísmo, Dualismo e outros.
novembro 14th, 2008 at 12:44
VocÊ é uma cara q tenta manipular as pessoas atráves desse livro sem fundamento algum; VocÊ é pobre de espírito, é um mendigo espiritual precisa se encher de Deus, pq só ele pra ter misericórdia da sua alma/ e todos aqueles q acreditam nas suas teses bestas, q se acham convimcentes o suficiente pra confundir as pessoas, lembre-se q aquele q ressucitou no 3º dia ele reina para todo sempre e há ele foi dado todo o poder e só ele tem poder em nossas vidas Ele o Deus todo-poderoso é o autor da vida criador dos céus e da terra ñ há outro Deus como ele.
Ele sim é capaz de transformar uma vida como a sua vazia e sem sentido, pq é isso q vc é vazio, ele é capaz de preenche-lo de amor, paz e alegria…
Deus tem poder de transformar o mais pobre pecador em um servo seu/
Enquanto houver vida em mim eu vou louvar e exaltar o nome dele aki na terra! Pq toda honra, toda força e todo o poder seja dado ao SEnhor Jesus o rei dos reis! /
E a terra se dobrará diante dele e comfessará q só ele é o SEnhor, e só ele é Deus ácima de todas as coisa.
Entregue sua vida ao rei da glória rendasse a ele q ele fará grandes coisas na sua vida!!! ele mudará ela para sempre! quero te ver no céu; e q no grande dia vc possa subir junto a igreja do Senhor Jesus / pq akele q crÊ será salvo, mais akele q ñ crÊ já está condenado, mais mesmo assim o Senhor q salvar á todos[
Fique na paz do Cristo vivo!!!
novembro 15th, 2008 at 18:52
Deus é tão bom, que tanto o ateu como o religioso ganha dinheiro com o seu nome. portanto, tanto o ateu como o crente deve pagar a Deus o imposto por usar o seu nome. Neste caso o próprio Deus estabeceu o valor do imposto que é 10% de todo faturamento, conforme o que está escrito em Malaquias cap. 3. ver 8 ao 10. portanto acho que Richard Dawkins deve doar dez por cento do lucro do livro (Deus, um delírio) para os pobres da terra.
julho 3rd, 2009 at 0:28
Como q vc sabe se a laranja é doce ou azeda, ou qualquer coisa parecida.
Somente se experimentar. Só saberá o quano Deus é poderoso se experimentar
do seu poder, mas a liberdade de experimentar ou não é sua, o beneficio também será seu. Não discuto escolhas, busco o beneficio das minhas escolhas, o que acho melhor para mim, e se isso pode ajudar outras pessoas mudarem, a serem melhor pelo meu exemplo. Lingua todo mundo tem, direito todo mundo tem, capacidade de fazer escolhas todo mundo tem, cresecer e se desenvolver lendo qualquer livro todo mundo tem, desfrutar dos beneficios da presença de Deus em suas vidas todo mundo tem, quem tiver ro atevimento de acreditar corre o risco de ser o grande benefiado. Tem medo de ser chamado de cafona ? Cafona eu sou, serei e não largo de Deus por nada. Infelizmente voce vai beber do seu veneno somente quando morrer, mas quem vai te levar será um desses que voce muito critica.
julho 7th, 2009 at 21:27
Ateu é aquele que tem uma fé invertida, logo é o mesmo que o crente só que ao contrário. Na verdade quem tem realmente bom senso não pode ser ateu, e sim agnóstico. pois se não se pode provar a existência de Deus, não se pode provar a sua não existência.
julho 9th, 2009 at 15:39
Richard Dawkins se preocupa demais em provar pra si mesmo a inexistencia de um Deus e seus "seguidores" em fazer comentários de religiões que só sabem do que ouviram falar e que de fato não conhecem!
julho 9th, 2009 at 16:13
Adorei a sua resposta, simples e inteligentíssima!
agosto 7th, 2009 at 14:57
Acho toda esta discussão sobre a existência de DEUS ser totalmente dispensável.
Teorias, teorias e mais teorias são escritas. A conclusão do autor em seu tão falado livro é a de que "provavelmente" Deus não exista. Isso me leva a concluir o contrário: "provavelmente ELE exista. Ou melhor, com certeza Ele existe. A fé me leva a crer que DEUS existe e muito além disso, o resultado que esta crença produz em minha vida me corrobora na minha certeza de Sua existência.
Quem quer ser ateu que seja. Haverá um dia em que todas as coisas serão reveladas e então veremos quem está com a razão.
Jesus disse: "Eis que estou a porta e bato…" Mesmo sendo detentor de todas as chaves Ele bate, Ele convida… aceite se você quiser… Jesus não é um ladrão que arromba portas.
Eu creio e vivo pela fé.
Que a graça de Deus e a mensagem da salvação possa alcançar cada pessoa que ler este comentário. Em nome de Jesus. Amém.
setembro 27th, 2009 at 3:19
Ai ai, já chegaram os crentezinhos criticando o livro ¬¬
Eu particularmente sou ateísta e defendo meu ponto de vista e desminto os religiosos.
"se vcs ñ acreditam por que criticam ou tercem comentarios desagradaves?"
Na verdade, só estamos defendendo nosso ponto de vista, assim como vcs fazem, só q nós não vamos atormentar os outros em casa às 7 da manhã de um domingo para "pregar a palavra de Deus". Na questão dos comentários desagradáveis, estamos apenas brincando, ou desprezando esse fanatismo religioso q nos persegue.
setembro 27th, 2009 at 3:20
Guardem sua religião para vcs mesmos /fikdik
setembro 27th, 2009 at 3:59
RE: Odair
O q não tem lógica é dizer q um cara q não vaio de lugar nenhum criou tudo em 7 dias, criou até luz antes de criar o sol, criou um homem do barro e depois a mulher de uma costela do homem; q diz q a mulher é inferior ao homem e deve ser tratada como uma escrava em todos os sentidos (até mesmo sexual); fez uma fruta q uma serpente ofereceria, então cairiam todos em tentação propositalmente pro ser humano sofrer; aí depois, como uma criança chata e teimosa q viu q fez merda,culpou suas criações pelos erros q foi cometido por ele, aí resolveu matar todo mundo por esses erros, menos 6 pessoas q ele julgava "dignas do paraíso", entre uma delas estava Noé, q milagrosamente construiu rapidamente uma super arca, socou um monte de animais dentro de TODAS AS ESPÉCIES Q EXISTEM NO MUNDO, aí choveu por um tempão, depois milagrosamente de novo tudo estava seco e habitável; então, depois de um tempo, mandou um bobo pra Terra q dizia q era filho de Deus, todo mundo acreditou, foi pregado na cruz, mandou um dos seus seguidores idiotas criar uma igreja pra encher o saco de todo mundo, aí depois de 3 dias estava MILAGROSAMENTE vivo em carne e osso, apesar de a Bíblia dizer q ninguém vai para sua 'vida após a morte' em carne e osso e ninguém ter como provar q ele 'reviveu'; aí depois foi visto q o 'filho de Deus era um mentiroso ou um lesado q disse q ia voltar ainda naquela geração de homens mas surpreendentemente não voltou; então depois Deus mandou a igreja se fragmentar em várias partes, q iriam fazer guerra entre si e com as outras religiões, iam roubar dinheiro do povo para 'destinar à Deus', algumas delas iam exorcizar epiléticos dizendo q estavam 'possuídos pelo demônio' (que não passa de Deus, q tem bipolaridade, rs) e fariam muitas pessoas morrerem {tanto pq Deus mandou matá-las, tanto pq algumas pessoas doentes param de fazer tratamento médico pq estão 'curadas pela mão de Deus'
E SIM, Deus precisa de nós, pq, segundo a própria igreja, cada um de nós é a pessoa mais amada por ele, apesar de isso ser impossível
setembro 27th, 2009 at 4:28
Eu estou viva porque moléculas foram se juntando, evoluíram, formaram o ser humano, o ser humano foi se reproduzindo até que eu nasci o/
"
Vc diz q não lemos a Bíblia, mas e vc, leu a Bíblia toda por um acaso? EU DU-VI-DO! Pq em parte NENHUMA está escrito q Deus nos deu livre arbítrio, então não chame ninguém de boçal aqui, pq eu acredito q se mais cristãos lessem a Bíblia, existiriam menos cristãos
Eu não crio minha própria espécie pq esse é um trabalho das moléculas, q particularmente, se saíram muito bem no seu trabalho sem a ajuda de Deus
Se vc diz "DEUS sem vcs ainda vai ser DEUS , vcs crendo ou não e vcs sem DEUS o que serão ?" eu respondo: "Serei uma ateísta
Na real, AONDE Q SER ATEU É MODINHA? Se fosse modinha, teriam tantos ateu quanto pessoas ouvindo créudo, bixonas brothers, rã na Montana ou qualquer outra porcaria da atualidade /fikdik
OBS: erros nos nomes dos "fenômenos musicais" foram propositais
novembro 3rd, 2009 at 12:13
pra que religiao,estamos é mesmo sozinhos neste universo,no fim todas essas religioes deste mundo de nada ira valer,foi apenas um divertimento para que o tal de ser humano tivesse com que se ocupar,enfim estou so,e nao chego conhecer o pai.
novembro 22nd, 2009 at 15:02
Estou curioso para ler este livro pois sou praticante do pensamento filosofico, onde o Homem é o centro das preocupaçôes o resto é balela.
janeiro 30th, 2010 at 20:54
Aquí só cabe um comentário:
Putz, vão se catar!
abril 11th, 2010 at 22:10
Sou um afortunado. Além de ler os livros santos (Bíblia, Corão, fragmentos do Avesta e dos Vedas), mais outros não tão santos, como O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago, li mais de dez outros sobre ateísmo nos últimos tempos. E agora, sempre que ouço um líder religioso, fico com vontade de perguntar-lhe: a) o senhor já imaginou que as religiões podem ser apenas superstições mais elaboradas? b)que os livros sagrados de todos os credos podem ser apenas mitologias, lendas e fábulas? c) que Deus pode ser apenas uma invenção de homens primitivos conservada pelo homem moderno por razões de conveniência? d) que Deus pode ser apenas o resultado de nossos medos, angústias, fragilidades, etc? e) que a busca de uma transcendência pode ser apenas resultado de nossa inconformidade com a finitude da vida? f)que antes do atual Deus monoteísta existiam milhares de deuses politeístas e milhões de divindades, todos da mesma natureza? Do livro O Garoto Que Queria Ser Deus. Assis Utsch
abril 11th, 2010 at 22:40
Perguntas (II) – aos líderes religiosos: g) o senhor já imaginou que Deus pode ser uma decorrência de nossos medos, angústias, fragilidades, perigos, etc: h) que as religiões são um poderoso instrumento de poder, na medida em que seus líderes controlam milhões de pessoas? i) que se Deus for considerado um Ente intocável, impenetrável, incontestável, Ele estará mais seguro? j) que quando o último homem morrer Deus não sobreviverá? k) já imaginou que sendo o universo eterno, ele não precisará de um Criador? l) que pela velha Lei da Conservação da Matéria 'nada se cria, nada se perde, tudo se transforma'? m) que Cristo, não sendo uma figura da História, pode ser uma criação de místicos, tal como forjaram o Manto do Sudário, os Milagres, as Aparições, os Santos e todas as Divindades? n) que sendo a ética uma necessidade da convivência humana, por que ela precisaria de uma inspiração transcendente, conforme pregam os religiosos? Do livro O Garoto Que Queria Ser Deus. Assis Utsch
abril 11th, 2010 at 22:53
perguntas (III) – aos líderes religiosos: o) o senhor já pensou que a reverência que as religiões reclamam para si e sua recusa aos questionamentos não seriam uma prova de suas vulnerabilidades? p) que a fé pode ser um produto do autoengano, essa capacidade que temos de nós próprios nos enganarmos? q) a adoração a Deus não viria de nossas compulsões por idolatrar? r) que Deus pode ser o Papai Noel dos adultos? s) o senhor nunca pensou que Deus pode ser um falso consolo? t)que a única prova de Deus é a fé; e que a fé, ao dispensar as evidências torna-se inimiga da razão? u) que os maiores terrores do mundo vieram das atitudes dogmáticas, próprias das religiões?
abril 11th, 2010 at 23:02
perguntas (IV – fim) – aos líderes religiosos: v) o senhor já pensou que a ideia de interpretação simbólica dos livros santos pode ser um subterfúgio para escapar de suas contradições e absurdos? w) que a crença numa suposta vida eterna afasta todo o sentido da vida? x) o senhlor não acha que o simples fato de existirmos já é motivo de felicidade, já que a vida é produto de uma casualidade infinitamente remota? y) que as religiões apenas refletem culturas milenares, tradições, costumes, a criação, a educação, a doutrinação, e assim elas se perpetuam? Do livro O Garoto Que Queria Ser Deus. Assis Utsch
abril 12th, 2010 at 11:05
Não sou líder religioso mas prezado Assis, você não fez sequer uma pergunta. Você apenas apresentou respostas segundo aquilo em que você acredita.
E creia amigo, as religiões, todas elas, sem exceção, foram criadas pelo homem e então sou eu quem pergunto:
O que a existência ou não de Deus tem a ver com a religião?
Eu creio em Deus e não na religião e sou muito feliz assim!
Você é feliz? Ótimo! E viva as diferenças!
abril 20th, 2010 at 22:56
Sidnei, ainda que as perguntas (38/41)já contenham uma resposta, elas poderão ser respondidas de modo diverso, tal como um ou outro teólogo já me responderam em outro lugar.
Você diz que Deus e religião são independentes. Penso que o Deus que está na mente de seus crentes precisa da religião e dos religiosos para perpetuar-se. A própria palavra religião já traz o significado de ligação com a Divindade.
abril 26th, 2010 at 23:36
voce conhece outro que seja realmente REAL?
abril 30th, 2010 at 13:43
Eu acredito em um ser maior. So não acredito em Religiões que buscam a todo custo tirar o miserável dinheiro dos pobres, pobres esses que não tiveram a oportunidade de ler os grande autores da literatura mundial Aí, ficam dando dinheiro para Pastor, Padre. Dois tipos de demônio que a sociedade tem que enfrentar.
abril 30th, 2010 at 13:51
Enquanto os ignorantes continuarem dando dinheiro para pastores e padres manterem suas orgias. Esse país continuará nessa miséria intelectual. Tem Cristão que nunca leu Darwin e ficam falando besteira como papagaios. Leiam e verão a verdadeira verdade. Gostaram da rima…
maio 1st, 2010 at 1:05
Tem gente que critica cristãos por nunca terem lido Darwin quando nunca sequer leram a bíblia. Não falo em lê-la como um livro qualquer, mas a partir dos evangelhos. Cristão é todo aquele que vive o ensinamento de Cristo e não quem frequenta templos ou é adepto de alguma religião.
Jesus nunca foi religioso, muito pelo contrário. Ele ia contra os fariseus, sacerdotes, escribas e inclusive chamava-os de hipócritas, sepulcros caiados…alguma relação com Malafaias, RRs, Macedos que andam por aí?
Eu desafio qualquer ateu a ler e viver o que está escrito no evangelho de João e ainda assim duvidar que Deus exista!!
maio 16th, 2010 at 23:11
Tentar discutir, argumentar, e criticar a existencia ou não de Deus, é o mesmo que desejar ver o vento, o som, tocar no perfume, enfim, explicar o abstrato é delirar!
O ser humano precisa assumir as suas responsabilidades, pelos pr´prios atos. Temos o livre arbítrio.
Religiões, seitas, doutrinas, foram criadas pelo próprio ser humano, para controlar e explorar os outros, através do medo. O conceito de Deus, é individual. Mas, deveríamos ter consciencia, de preservar a vida neste pequeno Planeta chamado Terra. A Natureza é um grande organismo vivo, e nós fazemos parte deste organismo. Terremotos, furacões, maremotos, enchentes, secas, são consequencias muitas vezes, das nossas agressões ao meio ambiente. Aos poucos estamos nos destruindo e nem percebemos, por vivermos numa grande ilusão, pensando em Ter cada vez mais, e esquecendo de Ser, um ser humano melhor.
maio 31st, 2010 at 21:41
Uma coisa que ainda não entendi, se a igreja é a casa de Deus, por que é que tem para-raios?
O crente e o ateu são bem parecidos, os dois não acreditam no Deus da religião alheia.
julho 4th, 2010 at 16:54
assim como fadas,gnomos,papai noel e coelinho da pascoa deus e invenção da mente humana.O homem criou deus a sua imagem e semelhança e agora o adora.
julho 15th, 2010 at 1:38
viver e respeitar os valores da vida como o trabalho,o amor,a paz e a dignidade humana e muito mais edificante do que simplesmente acreditar em livros considerados sagrados que estão cheios de lendas,mitos e fabulas.
julho 15th, 2010 at 2:10
sidnei concordo que jesus disse coisas muito profundas e inspiradoras no evangelho, mas muito tempo antes dele, buda,confuncio e outros pensadores já ensinavam o valor da virtude e do amor ao proximo sem precisar recorrer a noção de deus.Se um crente,ateu ou agnostico viver e respeitar os valores e direitos da vida humana poderemos construir juntos um mundo melhor para todos,independente da existencia ou não de deus.
julho 15th, 2010 at 3:05
caro aiolha não se pode provar realmente a inexistencia de deus,como tambem não se pode provar que não existe duendes,fadas,gnomos os deuses do olimpo como zeus,poseidon,hades etc.os deuses do egito antigo,os deuses do hunduismo e outras criações da mente humana.