Ganhando dinheiro na Bolsa de Valores (Bovespa) para iniciantes – parte 1

Escrito por adv on 19 de dezembro de 2007 – 21:11 -



O título não descreve bem este post. Francamente, este título é uma sacanagem! Mas vamos lá…Você certamente já ouviu alguém lhe falar para operar na Bolsa de Valores (Bovespa). Na internet há inúmeros sites que nos convidam para entrar nas negociações de ações o mais rápido possível, algo que certamente foi favorecido pelos grandes lucros anuais da Vale e da Petrobrás e, correndo por fora, o Bradesco. Dizeres atraentes que veiculam algo como “fique rico operando na bolsa de valores“; “saiba tudo sobre compra e venda de ações“… e inúmeras outras espalhafatices que pipocam pela rede. O próprio site da Bovespa é atraente para os iniciantes que se deparam com algo do tipo “Guia do Iniciante“, “Como operar na bolsa de valores para inciantes”, etc. Está na moda!

Mas como toda moda, veicula-se um conhecimento voltado às massas. Ao se deparar com o conteúdo, muitas vezes verificamos que ele de nada oferece ou facilita para construção de um conhecimento que permite operar na bolsa de valores. Entre os inúmeros convites adocicados que oferecem fáceis chances de sucesso através das operações na bolsa de valores, irei mudar os rumos sobre o assunto.

Não irei aqui te oferecer um manual de como operar na bolsa de valores – até porque não existe! Não irei falar nada técnico, nesses meus primeiros passos de operação na bolsa de valores e que já vêm me dando um retorno positivo, ainda, não sei muita coisa. Minha intenção aqui é trazer, mesmo que pincelado, um conteúdo crítico-filosófico e, principalmente, tentar falar um pouco das “pedras” que encontrei na busca de um conhecimento confiável e honesto sobre o assunto. Espero que lhe seja útil. Tentarei encurtar o texto, mas sou péssimo nisso…

Por onde começar? Não sei nada sobre bolsa de valores

À grosso modo, operar na bolsa, significa comprar e vender ações de empresas “S.A (Sociedade Anônima)”, isto é, empresas que possuem um capital aberto, do contrário das empresas “Ltda (Limitada)” que possuem no contrato social as quotas e diretrizes determinadas para cada um dos sócios. Para cada empresa o custo de 1 ação dentro de períodos anuais, semanais e até mesmo diários, o preço pode oscilar muito, para alta ou baixa.

O objetivo do operador da bolsa (trader) é lucrar, isto é, comprar a um preço X e vender por um preço Y superior ao X. Como fazer isso? – Como saber o momento certo de comprar e vender é o conhecimento que todos querem. E esse conhecimento não é possível encontrar aqui, nem em “manuais” e muito menos em livros que prometem riqueza fácil, entre eles, os de títulos como “Fique rico operando na bolsa de valores”; “Saiba como ganhar dinheiro na bolsa de valores”…etc.

Na busca desse conhecimento, teremos que trilhar caminhos longos, descobrindo em artigos e livros (de conteúdos sérios e honestos), além, de forma paralela, dar uma rápida verificação nos tais “manuais” espalhados no site da Bovespa, mas, ressaltando, fazer a leitura enquanto uma forma de ir se familiarizando com termos e alguns conceitos. A “área para iniciantes” e o “Guia Online do Mercado” veiculados no site da Bovespa, de longe, não é o suficiente para conseguir operar na bolsa de valores com possibilidades reais de ganhos.

Como em qualquer área do conhecimento, existem vários termos que trazem um significado “embutido” que é próprio do linguajar dos profissionais da área. Tais termos, ao mesmo tempo que podem facilitar a comunicação entre os envolvidos na área, também servem para exclusão do conhecimento aos “estranhos”. Da forma como se configura o modo de produção, cada área do conhecimento, cada vez mais torna-se fechada dentro de si mesma, uma vez que a educação carrega um status social e veicula as relações de poder advindas das características mercadológicas assumidas pelo conhecimento numa sociedade que tem como base um sistema baseado na competição.

Embora as terminologias específicas das áreas profissionais tenha seus pontos positivos e negativos, – eu mesmo utilizo várias dentro da Psicologia – sempre é possível aproximar o conteúdo de determinado conceito através de uma linguagem mais acessível as pessoas. É nesse sentido que você provavelmente vai se deparar com sites que veiculam conteúdos que vão lhe ser muito útil para o seu aprendizado de operar na bolsa de valores. Mas, por outro lado, a maioria dos conteúdos, mesmo aqueles que se diz ser voltado para o iniciante, usam e abusam de termos técnicos sem mencionar o que cada um deles indicam.

Seria interessante que cada vez mais pessoas pudessem operar na bolsa de valores, o que significaria um mercado mais dinâmico. Mas é bem escasso o material de apoio necessário. Há muita descrição por aí, mas quando se trata de metodologias específicas para operar, talvez você se depare com olhares atravessados contra a sua possibilidade de “ganhar”. Nesse ponto, será preciso “garimpar” muito para encontrar material bom e confiável que traga um conhecimento que te possibilite operar na bolsa de valores de forma efetiva, isto é, ter mais ganhos do que perdas – cara pálida, eu disse ter mais ganhos do que perdas e não ganhar sempre!

Minha primeira dica é: não se desespere com as terminologias! Se você não estiver entendendo nada do assunto, relaxe, há sempre um outro conteúdo melhor redigido, melhor elucidado e melhor claro sobre o mesmo assunto, que certamente irá satisfazer suas necessidades. São poucos, mas têm!

Os “agourentos” que você irá encontrar

Na minha caminhada para aprender a operar na bolsa, encontrei dois tipos de sujeitos: o primeiro deles foi um amigo meu, gerente de banco, na qual eu perguntei se ele operava na bolsa de valores e se poderia me dar algumas dicas no sentido de me ajudar no início, a resposta foi “bizonha”. Tive que ouvir que “bolsa de valores é besteira, pois se funcionasse todos estariam ricos” (sic). O segundo deles, também meu amigo, vulgo doc (fdp), apontou que operar na bolsa de valores era a coisa mais fácil que tinha, e só, parou por aí. Essa segunda resposta ouvi também de várias outras pessoas. A própria Bovespa acaba passando a idéia de que operar na bolsa de valores é simples.

Não desanime! Não é difícil no sentido de que você precisa, necessariamente, de uma formação em economia, não! Mas também, de longe, não é fácil no sentido de qualquer sujeito que em 1 ou 2 dias através da leitura de alguns artigos e “manuais” irá conseguir resultados positivos. É possível se apropriar de um conhecimento que irá contribuir para você obter bons resultados no mercado das ações através de algum esforço e dedicação na leitura de conteúdos sérios sobre o assunto, e claro, se você tiver um amigo – não agourento como os meus – que compartilha esse conhecimento com você, ótimo. Mas tome cuidado com os palpiteiros e especuladores!

Senhores, comprar e vender é simples. Dizem! A questão é que isso é o de menos, talvez o que de último o iniciante precisa aprender. Acredito que quando alguém pede ajuda para operar na bolsa de valores, ele não está querendo saber que é preciso comprar e vender, isto ele já sabe! Ele está carregado de dúvidas tais como: como sei que preço vou pagar? qual preço vou vender? qual o momento certo de comprar e vender? o que vai me ajudar a saber esses momentos? que conceitos devo procurar que irão me ajudar? onde encontro informações de confiança sobre o assunto?… entre outras inúmeras. – São perguntas que não têm respostas fechadas, embora, todas pressupõem que há um manual capaz de saná-las.

Não espere que seu amigo ou alguém irá te explicar tudo isso como num “passe de mágica”. Eles também não sabem! Ninguém sabe, de maneira absoluta, a hora de comprar e de vender. No máximo eles têm elementos que diminuem a probalidade de erros e aumentem a de acertos. No melhor do bom senso, você poderia esperar que alguém te aponte conteúdos que foi eficaz para ele ao longo do trajeto. Clarificar de modo geral que você precisará procurar conhecer os elementos da análise técnica, ressaltando que também há uma outra análise chamada de fundamentalista. Talvez, opinando que por ser iniciante, seria melhor você começar a entender a análise técnica, pois, a fundamental exige uma bagagem teórica sobre o mercado econômico, etc. – Mas mesmo assim, isso é esperar muito, então, com todo respeito, “corra atrás”.

Caminhe na escuridão e logo você encontra uma luz aqui, outra ali e ao longo do processo poderá ter, finalmente, um pouco de clareza para começar a ganhar, ganhar, perder, perder, ganhar, ganhar, ganhar, perder, ganhar, ganhar…

Em síntese, operar na bolsa de valores não é difícil, mas também não é fácil. Não é difícil a ponto de ser inviável, é claro e real as possibilidades de ganhos ao trader munido de elementos que irão nortear suas escolhas e decisões na compra e venda de ações. E não é fácil como verificado na segunda resposta. E aqui, vale um pouco da estultice da primeira resposta, isto é, se fosse fácil todos estariam ricos, ou na melhor das hipóteses, estavam se dando bem a ponto de despedirem os seus patrões.

Mudando de assunto para falar da bolsa de valores

Ao começar procurar sobre bolsa de valores as informações encontradas são muitas. Difícil é separar o que serve e o que não serve. É fogo cruzado, não dá para confiar. O próprio site da Bovespa tráz um conteúdo para iniciantes que é uma “piada”. Nesse contexto, vamos tirar as máscaras! – A bolsa de valores nunca se viu tão divulgada, nunca se viu tanta informação convidando o sujeito a negociar no pregão e, pior, ficar rico! Muito se ouve que para operar na bolsa basta comprar ações a um preço X e vendê-las a um preço Y superior ao X. E daí?! O que isso significa para o sujeito que está iniciando?

Vamos esquecer um pouco os “manuais”. Cansado dos tapetes vermelhos que todos estendem para que você inicie na bolsa de valores mas que, se escondem atrás dos arranjos quando o assunto é sistematizar um conhecimento sobre, cuspiremos no tapete e partiremos de popa, por outros ventos…

É capitalismo? Qual a base do capitalismo? Quais elementos que estão implícitos na bolsa de valores? Como eles se relacionam?… – Sinto desapontá-lo leitor. Mas definitivamente, aprender a operar na bolsa de valores não se faz do dia para noite. Muitos elementos poderão te ajudar nessa caminhada. Particularmente, minha principal base é advinda dos vilões do capitalismo: o conteúdo sócio-histórico carregado de pressupostos marxistas.

Um bom inimigo sempre pode nos ensinar muito sobre o que queremos, à crítica ao capitalismo é uma grande vantagem para compreender um pouco da dinâmica desse modo de produção. Este é meu único instrumento “fundamentalista” que carrego, sendo o restante, estritamente, técnicas de operacionalização da bolsa de valores.

Mas como vou operar na bolsa sendo contrário ao capitalismo? – Idiossincrasias à parte, aponto que a crítica é mais completa para apreender os fenômenos, uma vez que, ela não só descreve o funcionamento e as relações entre os elementos presentes no objeto de estudo, como também, pode apontar aquilo que se esconde por trás de um conhecimento dado por “ele mesmo”.

Pincelando um pouco o mercado de ações com a crítica:

– No capitalismo, necessariamente, um tem que perder para o outro ganhar. Na bolsa de valores, alguém tem que perder para o outro ganhar.

– A ideologia enquanto veículo fundamental do capitalismo deve promover um conhecimento sedutor e aparente, que promova suas bases excludentes e alienantes enquanto legitimidade incontestável. Na bolsa de valores o comportamento é de massa, o mercado econômico tem como combustível principal, a especulação.

– Um dos 3 axiomas básicos da idelogia liberal, sustentáculo do capitalismo, é a individualidade. Ao buscar conhecimento para operar na bolsa de valores – e não só – quem nos receberá, muitas vezes, serão indivíduos que se chocam com a idéia de compartilhamento no sentido de beneficiar o outro. Os seres humanos não nascem naturalmente egoístas como tive que ouvir de alguns economistas, em palestras e artigos, eles se tornam egoístas através de um sistema econômico que tem como base a competição à qualquer custo.

– O mercado de açõe tem altas e baixas, mas ao longo das décadas tem se mostrado altamente sustentável. A economia brasileira é forte, o mercado de ações é apenas um outro prisma que comprova o quanto o capital se concentra de forma desigual.

Epílogo

Diante desse contexto, apontei que a possibilidade de operar na bolsa de valores está na moda e, por estar na moda, devemos tomar cuidado com as idéias e pensamentos que iremos encontrar a respeito. Apresentei ainda, alguns obstáculos que iremos encontrar ao buscar conhecimentos confiáveis e dignos de serem apropriados no sentido de nos ajudar a conhecer e usufluir do sistema de negociação de ações.

Aniquilamos a idéia de que operar na bolsa de valores é extremamente fácil ou difícil; trabalharemos com a idéia de que existe sim, possibilidades de ganhos reais nas operações da Bovespa e, como encontrar essas possibilidades é o que deve nortear nossa busca pela compreensão do mercado de ações. É justamente aqui que reside o que o investidor iniciante procura, “corrimões” para onde se guiar o “por onde começar” na clarificação dessas possibilidades.

Em uma próxima oportunidade, irei apontar algumas dicas de alguns elementos técnicos que têm me ajudado a reduzir muito os meus erros e conseqüentemente tem aumentado os acertos. Fiquem com o site abaixo, considero – entre os que conheço – o mais respeitável sobre o assunto em termos de didática e clareza. Se você souber de algum outro que você acha que tem lhe ajudado também, compartilhe o link =)

acesse >> Nelogica

Continua…

Postado em Bolsa de Valores | 37 Comments »

Leia também:


37 Comentários em “Ganhando dinheiro na Bolsa de Valores (Bovespa) para iniciantes – parte 1”

  1. Junior via Rec6 Diz:

    Ganhando dinheiro na Bolsa de Valores (Bovespa) para iniciantes – parte 1 |…

    o texto não ensina nada, mas é útil para motivar quem está encontrando dificuldades para compreender o mercado de ações ao mesmo tempo que chama atenção para os conteúdos veiculados sobre o assunto…

  2. Usuário Maiden no diHITT Diz:

    Ganhando dinheiro na Bolsa de Valores (Bovespa) para iniciantes – parte 1 | LOG de MSN…

    o texto não ensina nada, mas é útil para motivar quem está encontrando dificuldades para compreender o mercado de ações ao mesmo tempo que chama atenção para os conteúdos veiculados sobre o assunto…

  3. domelhor.net Diz:

    Ganhando dinheiro na Bolsa de Valores (Bovespa) para iniciantes – parte 1 | LOG de MSN…

    o texto no ensina nada, mas til para motivar quem est encontrando dificuldades para compreender o mercado de aes ao mesmo tempo que chama ateno para os contedos veiculados sobre o assunto…

  4. Carlos Diz:

    Preliminares para iniciante? rsrsrs tá certo, não aprendi a mexer na bolsa como estou querendo, mas serviu pra alguma coisa o seu texto, obrigado.

  5. Thiago C. Diz:

    perdi 15 minutos em minha vida lendo este texto…

  6. adv Diz:

    Sinal que vc é mais uma sardinha que procura receita de como ficar rico; mas não se sinta culpado, eu perdi horas lendo o “Aprendendo a operar no mercado de ações”, onde tive que engolir à seco a estúpida idéia que o “top-top” Alexander Elder coloca logo no começo de que para operar na bolsa, além de estudar é necessário nascer com um “dom” para isso.

  7. Robson Diz:

    Muito bom o seu artigo amigo, o contrário de conceitos mecânicos sobre a bolsa de valores que a gente encontra em 90% dos sites por aí, vc descreve a dinâmica de tudo, e coloca uma visão bem explanada para aqueles que querem partir para essa atividade…apesar de não ensinar a andar, vc nos mostra o caminho, andar vai de cada pessoa, cada um vai se desenvolver de acordo com o seu esforço…valeu, aguardo recomendações suas no meu e-malxafim de trocar informações. Grato.

  8. adv Diz:

    Olá Robson, obrigado pelas considerações; sucesso para você nessa difícil caminhada, em breve disponibilizarei algum material que tem me ajudado muito para adquirir um conhecimento em análise técnica e caso tenha algo sobre, compartilhe tb ;)

  9. Manual completo de Análise Ténica - Ações | LOG de MSN Diz:

    […] já apontei anteriormente, o site da Nelogica continua sendo um dos meus locais preferidos, embora eles não atualizam o […]

  10. Robson Diz:

    O site ADVFN (www.advfn.com.br) é muito bom para acompanhar ações e commodities, com análise técnica através de gráficos detalhados e métodos diversos de sua preferência, como por exemplo, volume de negociação, gráfico de força relativa, histórico de até 5 anos referente ao ativo, muito legal mesmo…o único inconveniente é o atraso de 15 minutos em relação às informações.

  11. adv Diz:

    Olá Robson, é mto bom mesmo, e pra mim não importa a impossibilidade de usar o tempo real no modo gratuito pq tomo minhas decisões com os mercados em off; mas meus investimentos são em médio prazo, tomo as decisões na escala temporal semanal e escolho o melhor ponto de entrada/saída na escala diária; mas pra quem curte daytrade – eu não sou “macho” pra isso – seria obrigatório o tempo real :D

  12. so mais um Diz:

    bem,se perdi meu tempo? sim! vc enrolou e não falow quase nada…mas valeu a tentativa

  13. Robson Diz:

    O amigo com certeza perdeu o tempo dele pq não serve pra ser um investidor ou está sem paciência…investir não é receita de bolo…vc tem que entrar e aprender, os simuladores estão aí…eu tomei como base as duas teorias existentes hj (leitura no site nelógica), que são a análise fundamentalista e a análise técnica, e acabei por optar pela análise técnica, por ser de fácil compreensão e fácil estudo, segundo minha opinião. A análise técnica se baseia em índices e gráficos, auxiliando na previsão de tendências e contradições, na previsão de investimento a curto ou longo prazo, o que nos fornece uma base para poder entrar bem no mercado e sair bem também…é um método que exige observação aos detalhes e um pouco de conhecimento em estatística. A análise fundamentalista estuda as empresas em todos os sentidos, fazendo um histórico, com objetivo de traçar sua estabilidade no mercado e seus reais objetivos, com isso, podendo saber se pode investir a longo, médio ou curto prazo…com a gama de ativos que temos hj em dia eu preferi me privar dessa trabalheira toda de ficar parado em pesquisas, e parti para o instantâneo, aprimorando meus conhecimentos na análise técnica. Simuladores como o Folhainvest e a BM&F são ótimos para começar a engatinhar, cometer os primeiros erros e saber como funciona a lógica do mercado, são totalmente gratuitos, neles vc vai aprender fazer sua própria receita de bolo, pois cada pessoa, na minha visão, deve ter a sua, devido as diversas maneiras que temos, de ver e analisar o mercado. Dois analistas podem visualizar uma mesma variação de ativo, com os mesmos gráficos e mesmos dados, porém, cada um terá uma visão diferente segundo seus princípios e experiências adquiridas. O site ADVFN é ótimo para análise de gráficos, gratuito, que nos permite analisar um histórico diário, mensal e até anual de um ativo, com isso, vc pode traçar melhor o comportamento de seu ativo e tomar decisões melhores. Os simuladores costumam fornecer apenas gráficos diários, o que não fornece embasamento seguro para uma análise mais detalhada. O site nelógica é ótimo também, ensina a trabalhar com os métodos mais utilizados (gráficos e índices), com a necessidade apenas de um cadastro, gratuito, sem sacanagem. Espero ter deixado aqui minha contribuição para os sedentos por investir em ações assim como eu, adoro fazer isso, perco horas fazendo isso, por isso eu consigo…então só entre nessa se realmente curtir, senão vc vai perder dinheiro…Boa sorte a todos e obrigado ao administrador do site “ADV”, pelo espaço e ajuda inicial que tive aqui mesmo.

  14. adv Diz:

    Olá Robson, bela síntese, obrigado por acrescenter ;)

  15. O pessimismo como virtude na bolsa de valores | LOG de MSN Diz:

    […] Escrito por adv on 17 de Abril de 2008 – 16:21 – (mais um artigo da série “Ganhando dinheiro na bolsa de valores (Bovespa)” na qual tem como objetivo trazer em discussão outras questões além da […]

  16. LOG de MSN Diz:

    Curso de análise técnica – vídeo aulas do Youtube…

    No YouTube há vários vídeos sobre análise técnica, mas nunca é demais lembrar: use-os como um fim, isto é, um esgotamento sobre o assunto, mas sim, como mais um elemento para ajudar você na construção desse conhecimento.
    Separei alguns que ir…

  17. Vanderlei saboia Diz:

    eu sou iniciante me d algumas dicas como entrar no negocio.

  18. Mandiorado Diz:

    obrigado pelas informações, espero recebe email com mais

  19. ate quanto posso pagar de uma açâo? Diz:

    estou fazendo um trabalho com ações e bolsa,e sera util essas informações!!espro q vc receba meu email!!

    gabriel m.,abraços.

  20. adv Diz:

    Divulgue-o depois, tem mto pouca coisa a respeito do assunto ;)

  21. LUIZ CARLOS DUARTE MULULO Diz:

    ESTOU VISITANDO O SITE PELA PRIMEIRA VEZ, ACHEI MUITO INTERESSANTE E TENHO INTERESSE EM INVESTIR.
    GOSTARIA DE RECEBER ALGUM INFORMATIVO, OU ORIENTAÇOES SOBRE ESSES INVESTIMENTOS…
    CLARO QUE VOU APROFUNDAR-ME MAIS NAS LEITURAS, PARA UM MELHOR CONHECIMENTO.
    ABRAÇO À TODOS E OBRIGADO…

  22. dario lima Diz:

    Otimo texo psicologicamente falando. Mostra a realidade do negocio pra os iniciantes.
    Quem acha q perdeu tempo lendo esse texto, è porque acha que ja sabe de mais…
    sabemos o q acontece com os que pensam que sabem tudo.

  23. Felipe Ramalho Diz:

    pow… valeu pelas dicas sim, neste site..
    mas eu ainda estou apredendo msm as tecnicas d compra e vendas d ativos etc….
    acabei d me cadrastrar no folhainvest.com e queria saber com um pouco d mais detalhes como realmente fazer estas operações com clareza…
    espero retorno..
    obrigado!

  24. Acácio do Tietê Diz:

    A Bolsa de Valores está para os iniciantes assim como ser convidado para um jogo de Pôker na casa do Chefe, sem saber jogar. Você sabe que vai perder, mas tem a esperança de ganhar, contando com a sorte ou no blefe. Tenho dito.

  25. marcos Diz:

    falo , falo e so me disse o que ja sei que operar na bolsa e pra quem entende e entender da coisa e quause impossivel pra um iniciante,mas obrigado assim mesmo o teu elouquente comentario e um desabafo que todos sente tentando entender o “tal” mercado da bolsa de valores … mas digasse de passagem o teu desabafo nao serviu pra nada..rs

  26. Anônimo Diz:

    faleu

  27. Marco Aurélio Diz:

    Enfim, coerência nesse caleidoscópio ininteligível que é o capitalismo! Parabéns pela autenticidade e, repito, coerência no artigo.

  28. cleber rodrigues fonseca Diz:

    Li o seu, mas nao aprendi nada, pois não tem nada que qualquer pessoa com o mínimo de raciocinio lógico nao saiba, ou nao imagine. Mas tudo bem, eu não estava fazendo nada mesmo, rsrs, e ler sempre faz bem.Valeu a tentativa.

  29. Guilherme Diz:

    Resumindo o texto: Desenvolva seu próprio metodo de ganho!

    Eu tenho 13 anos estou operando a um mês, e já tenho um ganho de 66% nas minhas ações.

    Dicas?

    Leiam bastante.

    Mantenham se informados com a taxa de juros Americanas,boa parte do comando do mercado financeiro instavel é decidido por ela.

    Uma das contas é simples:
    Taxa de Juros Americana em baixa.
    Bolsa em Alta

    Taxa de Juros Americana em Alta.
    Bolsa em Baixa.

  30. Daniela Diz:

    Boa noite pessoal,
    Eu aconselho quem esta querendo aprender sobre ações, fazer um curso de análise técnica. Eu fiz um curso duas semanas e aprendi muita coisa! Me sinto bem mais confiante para iniciar na bolsa sem cometer grandes erros.
    Abraço a todos

  31. Daniel Diz:

    me devolve meus 10 minutos!!!

  32. angelo tonon Diz:

    Ganhando dinheiro na Bolsa de Valores, para iniciantes.

  33. tales Diz:

    muito bom este seu post, parabens… Aos criticos que dizem ter perdido tempo, bem me parece q vcs nao tem paciencia, eu posso dizer este post é o principio de tudo depois de ler algo parecido com ele, ai asim vcs devem partir para algo mais detalhado.. eu estudei e analizei o comportamento do mercado de açoes durante uns 4 messes até começar a investir, e isso foi muito bom, eu nunca tive uma perda expressiva,geralmente é só lucro, mas tem que pesquisar muito …

  34. Josiane Diz:

    Muito bom…esse texto foi exatamente a minha primeira leitura sobre o assunto, pretendo e vou conseguir aprender a investir em açoes. Já me cadastrei no site da folhainvest e no site do ADVFN só que não entendo mto como começar a mexer em tudo isso. Se alguem tiver algumas dicas de como mexer nesses sites e tudo mais deixo meu e-mail: [email protected]. Obrigada.

  35. zeh Diz:

    que merda! quanto bla bla bla quem eh que vai ler uma porra enorme dessas?

  36. otavio Diz:

    olaa…gostei do texto.Queria informaçoes de livros ou cursos que posso fazer que realmente possa aprender. espro resposta.abraço boa noite

  37. valerio figueira Diz:

    Muinto bom,gostei bolsa e uma roleta russa,mas da para ganhar algum.perdi uma fortuna para aprender ganhar um pouquinho,cuidado muinto cuidado enormes armadilhas para pegar urso no caminho.agora imagine vc com um coelhinho ja penso no estrago.ex 10,000,00 capital aplica 4,000,00 ganha 200.00 saldo 10,200,00 ex aplica 10,000,00 perde 200,00 saldo 9,800,00 etc cuidado

Queremos saber suas idéias. Deixe um comentário =)





© LogDeMSN. Alguns direitos reservados. Licença Creative Commons SA
Este site é rentabilizado pelo programa Google AdSense. Leia a nossa política de privacidade para aceitar a navegação